quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nosso projeto de Literatura e Geometria

CAFÉ POÉTICO E CHÁ GEOMÉTRICO


Pelo segundo ano consecutivo, nossa escola realizou o projeto Café poético e Chá geométrico. Idealizado pelos professores. Contou também com a participação entusiasmada de todos os alunos do turno matutino e verpertino.



OBJETIVO:
O objetivo do projeto é depertar nos alunos o interesse pela poesia e geometria, mostrando a semelhança entre essas duas disciplinas. A frase chave do projeto foi: POESIA FORA DA ESTANTE E GEOMETRIA A TODO INSTANTE.


A POESIA É A VOZ DA ALMA, FALANDO NÃO COMO AS COISAS SÃO, MAS COMO AS VEMOS E SENTIMOS EM UM DETERMINADO INSTANTE CHAMADO DE INSPIRAÇÃO. O POETA ENXERGA ALÉM DA REALIDADE, SEU MUNDO APROXIMA-SE DO ENCANTO E DA IMAGINAÇÃO.

A GEOMETRIA NOS MOSTRA AS FORMAS E AS DIMENSÕES DO NOSSO MUNDO E TUDO ISSO É A ARTE QUE PODEMOS OBSERVAR AO NOSSO REDOR.


I EDIÇÃO

Em 2007, os alunos iniciaram o projeto com um período de estudo em sala de aula. Houve uma preparação com leituras de livros poéticos e estudo das funções das figuras geométricas. Posteriormente os alunos realizaram produções de poesias sobre o meio ambiente e a paz; e confeccionaram trabalhos geométricos como tangrans e mosaicos. No dia da culminância houve encenação de poesias e divulgação de trabalhos poéticos e geométricos.









Na foto acima os alunos da 5ª série aparecem dramatizando a poesia "Quadrilha" de Carlos Drummond de Andrade. Leia a poesia abaixo:















Todos os alunos demonstraram colaboração e entusiasmo.











II EDICÃO:

No 2º ano, nosa escola novamente se entusiasmou e dessa vez contou com a participação do turno verpertino. A proposta foi a mesma. Despertar os alunos para a arte que a POESIA e a GEOMETRIA nos proporcionam. E além de produzir e dramatizar poesias e confeccionar trabalhos geométricos, o turno vespertino organizou uma peça teatral completa baseada na história "A zeropéia" de Hebert de Souza. Foi um sucesso total! Todos os alunos do turno verpertino estavam fantasiados de bichos e apresentaram uma linda performance com um cenário montado na quadra esportiva.


CONVITE:

A cada ano novas idéias vão surgindo e nós da Escola Municipal Dona Vidinha Pires já estamos pensando no "Café poético e Chá geométrico" do ano que vem. Além dos alunos, a família é sempre convidada a assistir seus "pequenos brilhantes" e agora queremos convidar todas as escolas da rede municipal a assistir a próxima edição. Ainda não tem data marcada, mas ocorre sempre no mês de junho.



















Um comentário:

Marih Flor disse...

Ola,sou mariana e moro em Curitiba (PR),estava lendo a materia do gremio de voçes no site portal do professor e vi que voçes tem um gremio forte e ativo como aqui do Colegio Paulo Leminsk.
Junto com os gremios daqui de Curitba venho monyando um Projeto chamado Bladas nas Escolas onde podemos arrecadar dinheiro pra escola e trazer mais convivio socila entre alunos e a comunida em geral..atraves desse venho convidar voçes ai de Minas Gerais a adotarem ese forme de arrecadaçao de fundos..se voçes quiserem mais informaçoes de como isso é feito eu vou deixar meu email(maricn_21@yahoo.com.br)Obrigado pela ateçao e boa sorte ai na escola..