sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A organização do nosso Grêmio Estudantil


A iniciativa de formar o Grêmio Estudantil na nossa escola surgiu a partir das propostas implementadas pela Secretaria de Educação que acha fundamental a participação da família e dos alunos para a democracia no ambiente escolar. Assim, a diretora da escola - Maria Luiza Sampaio - comunicou a todos os alunos que nós podíamos nos organizar para ajudar a melhorar o nosso ambiente escolar, dando sugestões de como mudar o que não está legal e de como fazer para ficar melhor ainda.


Assim, contamos com a ajuda da professora de português Isabela Moraes para descobrir como organizar o Grêmio. Através de reuniões com os líderes de turmas, ela formou a Comissão Pró-grêmio para divulgar a proposta na escola. Posteriormente, no dia 25 de junho de 2008, a professora organizou uma Assembléia Geral e explicou tudo a respeito do assunto e abriu um prazo para as inscrições das chapas. Os alunos se animaram e muitos manifestaram a vontade de participar.


Muitas chapas foram formadas, mas nem todas atendiam à regra principal de apresentar 11 integrantes com suas funções definidas. E apenas quatro chapas concorreram. A Chapa Geral (alunos da 5ª e 6ª séries), a Chapa Tudo Teen (alunos da 5ª, 6ª e 7ª séries), a Chapa Movimento Democrático Estudantil (alunos da 5ª, 6ª e 7ª séries) e a Chapa Progressista (alunos da 7ª séries).


No dia 09 de julho de 2008, ocorreu a eleição. 228 alunos regularmente matriculados participaram da votação. Houve 3 votos brancos, 1 voto nulo, a Chapa Geral recebeu 16 votos, a Chapa Tudo Tenn com 37 votos, a Chapa Movimento Democrático Estudantil com 36 votos e a Chapa Progressista com 135 votos.


O Grêmio recebeu o nome da Chapa eleita. E os seus integrantes são:

Patrick Gonçalves de Paula (Presidente)
Raniele Karine Silva Souza (Vice-presidente)
Flaviane meira Soares (Secretária Geral)
Ayra Thayná Leite Carvalho (1ª Secretária)
Edvânia Santos Dias (Tesoureira Geral)
Robert Silva Alves (1° Tesoureiro)
Camila dos Santos Pena (Diretora de Esportes)
Márcia Santos Souza (Diretora de Imprensa)
Daiane Santos Silva (Diretora de Cultura)
Mariane Aguiar Durães (Diretora Social)
Dayane Rodrigues Rabelo (Diretora de Saúde e Meio ambiente)


No dia 14 de agosto, os alunos tomaram a posse oficial do Grêmio na Casa da Juventude na presença do prefeito Athos Avelino. E agora se preparam para desenvolver suas idéias em parceria com todos os outros alunos, a direção, supervisão e professores.

Nenhum comentário: